Buscar por:

Marluvas recebe certificado ESG das mãos do presidente da Abicalçados

07/03/2024 - ESG - por Marluvas

Na última semana, representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) estiveram na Marluvas para entrega do certificado prata do programa Origem Sustentável. A Matriz da empresa é uma das primeiras do segmento de calçados profissionais a receber o selo, que representa o compromisso da companhia com os objetivos e metas de ESG.

 

“A indústria calçadista nacional é um case de sucesso quando falamos de sustentabilidade. O crescimento do Origem Sustentável, a única certificação de ESG para empresas do setor no mundo, é prova disso”, comemora o presidente executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira.

 

A sigla ESG vem de environmental, social and governance, que em português se traduz em ambiental, social e governança. Especialistas explicam que trata-se de uma gestão integrada dos programas de sustentabilidade e compliance das empresas, a partir do amadurecimento dos processos e que traz grande diferencial na qualidade da gestão e para o mercado.

 

“A proteção está em nosso DNA e sabemos que ela só é completa quando preservado o ambiente em que vivemos”, afirma o presidente da Marluvas, Marcelo Arruda. A empresa investe em soluções verdes, realiza a compensação ambiental e racionaliza os recursos utilizados na produção dos mais de 50 mil pares de calçados disponibilizados ao mercado todos os dias.

 

Como parte da responsabilidade social, a Marluvas tem iniciativas que contribuem para o desenvolvimento das comunidades em que está inserida, com a criação de postos de trabalho, investimentos em projetos que transformam a vida dos vizinhos e valorização da cultura local.

 

Segundo o diretor de operações da Marluvas, Alexandre Cardoso, a certificação da Matriz destaca ainda mais a Marluvas como uma grande e representativa empresa no país, reconhecendo as iniciativas para a perenidade do negócio e construção de um legado positivo para as pessoas e meio ambiente.

 

Haroldo entende a sustentabilidade como uma jornada que tem um início, mas não tem um fim. “Nos deixa orgulhosos o fato de que mais empresas, independente do porte ou nicho de atuação, estejam encarando o desafio que é produzir de forma sustentável”, diz. De acordo com ele, a cadeia produtiva do calçado do Brasil é, hoje, a mais adiantada na adoção de práticas ESG entre as concorrentes de todo o mundo.

 

“As empresas, puxadas por um consumidor mais consciente, enxergam a sustentabilidade não somente como uma forma de obter ganhos internos e mais produtividade, mas também como um meio de obtenção de ganhos em termos de imagem e posicionamento”, conclui o executivo.

 

O Programa Origem Sustentável é gerido pela Abicalçados e Assintecal. Ele é baseado em referências internacionais de sustentabilidade e alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU) e ao Global Reporting Initiative (GRI).

 

Também estiveram na Marluvas, em Dores de Campos (MG), o presidente do conselho da Abicalçados, Caetano Neto, e a secretária executiva, Cassia Mello. Juntamente com Alexandre e Marcelo, eles foram recebidos pelo superintendente da empresa, Denilton Silva, e pelo líder de ESG, Emerson Leão.

Fique por dentro de todas as novidades sobre SST. Assine nossa newsletter!
Sobre o autor: Marluvashttps://www.marluvas.com.br Há mais de 45 anos, a Marluvas dava seus primeiros passos. Hoje, líder do mercado de calçados profissionais, a empresa valoriza e reconhece a importância de todos os momentos da sua trajetória. Só quem pode olhar para trás com tanto orgulho é capaz de seguir sempre em frente e chegar cada vez mais longe.
Publicidade:
×
E-mail:
Senha:
Manter-me conectado
Entrar
Esqueci Senha | Cadastre-se
×
Enviar Lista de EPIs por E-mail
Remetente:
E-mail Remetente:
Destinatário:
E-mail Destinatário:
Mensagem:
Enviar
×
Minha Lista de EPIs Nenhum Item
×

O que é CA?

O CA - Certificado de Aprovação - é um documento emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego que tem por finalidade avaliar e manter um padrão nos equipamento de proteção.

A NR6 - que regulariza os equipamentos de proteção individual - exige que todo equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a marcação do CA.

Para se obter um CA, o fabricante ou importador, deve enviar uma amostra do equipamento para um laboratório autorizado, o laboratório faz testes com esse equipamento e emite um laudo com as características do produto. Esse laudo é enviado ao MTE para emissão do CA que garantirá o padrão dos equipamentos que devem obedecer as especificações presentes no laudo.

Como funciona o Portal ConsultaCA.com? Assista nosso vídeo!